Menu fechado

Ascensão do chocolate vegano: Tendências e demanda crescente

A doçura do chocolate é algo difícil de resistir, mesmo para aqueles que fazem dietas mais restritivas. Embora o cacau industrial, que é a base do chocolate, seja um produto de origem vegetal, o chocolate ao leite – o mais querido dos consumidores – leva leite em sua receita, além de que alguns chocolates podem usar gordura animal seja na produção de doces ou recheios sabor chocolate, o que acaba por dificultar a vida dos veganos ou pessoas que mantém uma dieta sem ingestão de produtos de origem animal.

O veganismo no Brasil: Como o chocolate vegano atrai consumidores

Uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), realizada em 2018, em parceria com o IBOPE Inteligência, mostrou que 14% da população brasileira se declara vegetariana. A pesquisa também apontou que 7% da população se considera vegana, ou seja, que não consome nenhum produto de origem animal.

Por isso, para se manterem competitivas, as empresas que usam o cacau industrial para fazer chocolate devem considerar essa parcela da população preocupada tanto com ética na produção, meio ambiente e sofrimento animal. Realizada pela plataforma Euromonitor International, a pesquisa “Hábitos de Consumo de Chocolate no Brasil 2021”, apontou que o mercado de chocolate vegano no Brasil teve um crescimento de 64,9% em 2020, em comparação com o ano anterior.

O que é chocolate vegano

O chocolate vegano é feito como todos os demais, usando cacau industrial, adoçante e gordura, mas se mostra como uma opção livre de ingredientes de origem animal, como o leite e a manteiga. Ao invés disso, os produtores de chocolate vegano utilizam ingredientes de origem vegetal, como o leite de amêndoas, de coco ou de arroz. Assim como, utilizam uma gordura de origem vegetal, como o caso da manteiga de cacau. Isso faz com que o chocolate vegano seja uma alternativa mais saudável e sustentável para quem quer consumir chocolate sem abrir mão de seus valores.

De olho no mercado de chocolate vegano

Embora tenha algumas substituições significativas na receita, aderir ao chocolate vegano não significa abrir mão do sabor. Pelo contrário, existem diversas marcas que produzem chocolates veganos de alta qualidade e sabor, com opções de diversos teores de cacau e tipos para agradar a todos os paladares.

Para quem deseja experimentar o chocolate vegano, há uma ampla variedade de opções disponíveis. Marcas como a Chocosoy e a Hu Chocolate oferecem barras de chocolate vegano, sem ingredientes de origem animal e com sabores diversos. 

Além disso, o chocolate vegano é uma opção mais saudável para aqueles que querem controlar a ingestão de açúcar e gordura. O chocolate vegano muitas vezes utiliza adoçantes naturais e gorduras saudáveis, como a manteiga de cacau, tornando-se uma alternativa mais nutritiva e menos calórica.

E falando em manteiga de cacau… o chocolate branco também entrou na balança! Como ele é tradicionalmente feito com manteiga de cacau, leite e açúcar, as versões veganas costumam apresentar produtos que mantém a manteiga de cacau, por ser uma gordura considerada nobre – o que garante qualidade ao chocolate –, mas usam substitutos para o leite animal, como o leite de amêndoa, de coco ou de soja.

E o cacau industrial como fica?

A indústria de cacau também está respondendo a essa demanda crescente por chocolate vegano, com muitas marcas lançando produtos à base de plantas. As empresas estão utilizando técnicas sustentáveis de produção de cacau, assim como buscando por cacau nacional, que fortaleça os produtores do país e gere uma cadeia de produção limpa.

Encontre o melhor cacau industrial para produção de chocolate vegano na Fralía

Para a produção de chocolate vegano recomendamos usar o cacau em pó natural, pois ele é puro cacau em pó, preservando as características naturais das amêndoas, sem adição de nenhum tratamento químico. Na nossa linha industrial, você encontra o cacau em pó nas versões: 

Cacau industrial Natural: apresenta baixo teor de gordura entre 8 e 10% e preço competitivo.

Cacau industrial Natural Gold: apresenta teor de gordura entre 10 e 12%, com notas de sabor, aroma e cor destacadas.

Cacau industrial Natural Imperial: apresenta teor de gordura entre 10 e 12%, com notas de sabor, aroma e cor intensas.

SEJA UM PARCEIRO DA FRALÍA

A Fralía é referência na produção de semiprocessados de cacau, usando cacau nacional e fortalecendo a produção e consumo brasileiros. Solicite um orçamento conosco e conheça nossas linhas. 

Conte, também, com os nossos canais para ter um suporte na compra e planejamento da receita para o seu produto final.

Converse agora com um de nossos consultores! 

 

Publicado em:Fralía Cacau Brasil,Indústria

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *