O cacau é um alimento bastante requisitado na alimentação natural, trata-se de um fruto cujo subproduto da amêndoa é bastante nutritivo e pode gerar efeitos positivos no corpo humano quando consumido com sabedoria. Além de possuir um gosto único e característico, ele também possui alto valor energético contendo, em média, 43,3% de carboidratos, 18% de proteínas, 22% de manteiga, 6,3% de cinzas, 2,2% de teobromina – substância análoga à cafeína que provoca efeito diurético, útil para reduzir os níveis de água no corpo, que possui ainda os efeitos estimulante e relaxante apresentando quantidades inferiores de água e substâncias fibrosas.
Alimentos com cacau podem contribuir para o controle do estresse, dando uma sensação de bem-estar melhorando o humor daqueles que o consomem, além disso, ele pode ajudar a aliviar sintomas da ansiedade, ajudando a liberar endorfinas no corpo, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Há também benefícios relacionados à presença de antioxidantes como os flavonoides, que ajudam na prevenção contra doenças cardiovasculares, já que são substâncias vasodilatadoras facilitadoras para a circulação sanguínea.
Um outro fato nutricional curioso e essencial sobre o cacau: ele é grande fonte de magnésio, razão pela qual muitas das pessoas que consomem chocolate na realidade estão procurando a satisfação nutricional do elemento ao invés do chocolate propriamente dito. A FAO (Food Agriculture Organization of the United Nations) recomenda o consumo de 220 miligramas diárias de magnésio para mulheres e 260 miligramas para os homens: ele está presente nos músculos e tecidos do corpo humano, além de ser essencial especialmente para as mulheres em fase reprodutiva, combatendo sintomas de depressão como a ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.
Além de chocolates com altas concentrações de cacau, os benefícios do ingrediente para o corpo podem ser sentidos em diversas outras receitas. O cacau em pó pode ser utilizado para o preparo de alternativas sem açúcares de alimentos tradicionais como bolos, panquecas, brigadeiros, mousses, biscoitos, que geralmente são muito calóricos quando preparados de maneiras tradicionais, mas que também pode ser combinado a frutas em sobremesas diferenciadas com o objetivo de obter o sabor característico do cacau, além da sua alternativa como substituição para outros farináceos.