Menu fechado

[ Semana do Cacau ] Dia 3 – Quem é o Brasil na Fila do Cacau?

Quem é o Brasil na Fila do Cacau?

 

Um breve histórico: A Vassoura-de-Bruxa e o cenário do Cacau Brasileiro 

O cacau brasileiro é considerado um produto nobre e tradicional da agricultura do país no mercado de cacau, desde a abertura do mercado mundial para produtos agrícolas. Contudo, no início da década de 90, o mercado brasileiro sofreu uma forte crise: somada às pressões do mercado internacional em alta de produção, a praga chamada Vassoura-de-Bruxa (ocasionada pelo fungo Moniliophtora perniciosa, que atingiu a região produtora do Sul da Bahia) resultou numa avassaladora perda de matéria prima. Se antes uma parte das amêndoas já se encontrava estacionada – gerando alto endividamento dos produtores brasileiros em vista aos preços mais competitivos do mercado internacional-, a contaminação das novas amêndoas pela praga acarretou diretamente em um preço fora de padrão e logo depois tornou-se insuficiente para o abastecimento do próprio mercado interno. 

A conjuntura deste cenário implicou diretamente no mercado brasileiro, e se estendeu para além dos anos 90, tendo reflexos até meados da primeira década dos anos 2000, com a crise financeira de 2008 (Abe,2011). Neste contexto, países com grande participação na exportação de commodities no mercado internacional se beneficiaram das altas dos preços, desde então já duradouros.  

Apesar dos problemas ocasionados pela vassoura-de-bruxa, a cacauicultura do Brasil encerrou 2010 com dois resultados positivos tanto em produção quanto em qualidade, foram 59,4 milhões de toneladas exportadas só de manteiga de cacau, gordura e pasta de cacau (Aliceweb/Comex) – subprodutos nobres da amêndoa. Os números de produção nacional atingiram a marca de marca das 220 mil toneladas, com aumento de 45% em relação ao ano anterior, o que colocou o Brasil no posto de  5º lugar, um acima no ranking mundial da produção.  

A recuperação brasileira no mercado foi efetiva, retomando a presença nos índices de exportação e importação mundial. Para termos em vista, o gráfico com dados da COMEX nos mostra a recuperação do Brasil no cenário de mundial exportações da amêndoa desde a década de 2000 (em destaque o ano de 2015), e já em 2019 apresentando cerca de 491 milhões de toneladas. Desses valores, as principais porcentagens vão para o Japão (76,50%), França (9,98%) e Suíça (5,75%):

 

 

Mas e o cenário Nacional?
De onde vem e para onde vai o Cacau dentro do Brasil?
 

 

 

 

Publicado em:2020,Dia III,Semana do Cacau

Posts Relacionados

2 Comentários

    • Família Fralía Cacau Brasil

      Ei Marcos! Que alegria saber que você agora compartilha dos nossos grandes segredos.Estaremos à sua disposição para construirmos o melhor do conhecimento sobre cacau, com interesse, profissionalisto e, claro, sabor e curiosidade!
      Um abraço da família Fralía, a gente entende de Cacau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *