O consumo do cacau está fortemente relacionado à panificação, sendo ele um ingrediente comum para adereçar e compor as misturas de diversas receitas de bolos, brownies, pães, biscoitos, e também da colomba pascal: receita tradicionalíssima da época de páscoa que se trata de uma espécie de pão doce ou bolo, semelhante ao panetone, porém com gosto mais adocicado e aspecto mais cremoso. A colomba é preparada em formato de pomba, teoricamente devido ao seu momento de surgimento, que ocorreu quando um rei italiano chamado Albuíno, da Lombardia, optou por encerrar uma guerra após receber de um padeiro de Pavia, uma cidade inimiga, este saboroso doce em formato de pomba, simbolizando a paz. O cacau pode ser utilizado em seu preparo constituindo cremes achocolatados para rechear a colomba e também para enfeitá-la do lado de fora, junto de castanhas e sementes.
O pó de cacau é aplicado em diferentes proporções em receitas, cabe a quem está preparando determinar a intensidade do sabor desejada. No preparo de bolos, por exemplo, a utilização do cacau em pó na mistura da massa pode proporcionar um sabor inigualável, contudo, um exagero em sua adição pode fazer com que o resultado final apresente uma textura indesejada. Hoje em dia, devido à fortes movimentos de mudanças nos hábitos alimentares da população como um todo causados pela conscientização em massa sobre os efeitos benéficos de uma alimentação mais saudável e nutritiva, podemos observar um aumento na demanda por opções menos calóricas e com menos carboidratos de produtos tradicionais como os bolos, que podem ser confeccionados com farinhas de amêndoas combinadas com cacau em pó, ao invés das farinhas de trigo convencionais. As massas também podem ser acrescidas de cacau em diferentes proporções no preparo de pães mais saudáveis como o pão australiano, pão de cacau, pão de chocolate com passas, entre outros.
O cacau é um fruto rico em substâncias antioxidantes como flavonóides e polifenóis, que combatem os radicais livres – moléculas liberadas pelo metabolismo com elétrons altamente instáveis e reativos, podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular – e ajudam a reduzir os níveis da pressão arterial, melhorando a saúde do coração. Além disso, o cacau é extremamente nutritivo em vitaminas e minerais. Quanto maior a presença do cacau em uma receita, maiores são os benefícios para a saúde, porém, o consumidor busca também pela experiência prazerosa ao ingerir ou preparar alimentos com o cacau, o que se torna um desafio para a parcela de pessoas acostumadas ao açúcar quando falamos em alimentos com maiores razões de cacau nos ingredientes como 70%, 80%, 90%. Em alimentos preparados com 50% de cacau, já se pode sentir com suavidade seu sabor pleno, e a partir daí ocorrem acentuações gradativas do amargor podendo agradar paladares mais sofisticados, e também pode ser bastante interessante para o preparo de pães e massas cujo objetivo é não serem doces.
A Fralía Cacau Brasil possui, em sua Matriz de Aplicações, pós de cacau indicados para diferentes finalidades. Os pós mais escuros e concentrados são de extrema serventia para o preparo de massas e de biscoitos, como é o caso do Cacau em Pó Dark e, para o caso da necessidade de uma coloração mais forte para a apresentação de um produto mais escuro o Cacau em Pó Alcalino IP-80 é a opção certeira. São vários os produtos disponíveis recomendados para misturas secas, assim como podem ser variados os impactos da utilização do cacau em suas formulações. O cacau pode influenciar fortemente os sabores de massas, impactando diretamente o resultado do produto, sua apresentação, aparência e seu modo de servir.