Quão bem você entende sobre o achocolatado que você usa ou produz? Conheça as tendências de consumo no mercado brasileiro e alguns diferenciais do produto. Será que o tipo de pó de cacau influencia no produto final? Confira aqui.
O mercado de achocolatados em transformação
O segmento de achocolatados apresenta duas versões principais de produto, os famosos achocolatados de caixinha (uma bebida à base de leite) e o achocolatado em pó, que é basicamente uma mistura de cacau em pó e açúcar, em proporções e receitas que variam de acordo com o perfil de cada fabricante.
Os dois tipos de produtos agradam diferentes perfis de público, entre crianças e adultos. De acordo com uma pesquisa da Kantar Worldpanel, o achocolatado em pó está em 88,7% dos lares brasileiros e sua versão com leite atrai 63% dos consumidores.
Gigantes da indústria como Nescau, da Nestlé, e Toddy, da Pepsi Co., buscaram, nos últimos anos, deixar as marcas ainda mais competitivas. Seguindo as tendências de mercado, a Nestlé, por exemplo, apresentou o Nescau 3.0, com adição de fibras e redução em 40% dos açúcares do produto em comparação aos seus concorrentes.
Esse cenário vem sendo transformado pouco a pouco em função da mudança da percepção dos consumidores sobre os produtos. Oferecer opções mais saudáveis, mais nutritivas e menos calóricas pode ser um diferencial para os produtos. Já no quesito marca, interações com conceito de saudabilidade, esporte e aporte físico pode ser atraente para jovens e adultos, como é o caso dos achocolatados enriquecidos com whey protein, tendência tanto para consumo quanto para produção de doces fit, por exemplo.
O consumo nos lares brasileiros
Uma pesquisa da SIG avaliou o consumo de achocolatados prontos em várias regiões do Brasil. A pesquisa ouviu mais de 500 pessoas, sendo 300 delas consumidoras de achocolatado em caixinha. O perfil do consumidor desenhado consiste em:
– A região mais consumidora foi o Sudeste, seguido da região Nordeste e da região Sul;
– O perfil econômico das famílias está entre as classes B e C;
– O produto é mais consumido por criança entre 3 e 8 anos de idade;
– As alternativas de consumo foram sucos, água de coco, iogurte com polpa e refrigerantes.
Os pequenos são os maiores consumidores do produto, o que aponta para uma tendência do mercado de torná-lo mais saudável e nutritivo para elas, levando em consideração o perfil de consumo das famílias brasileiras, que buscam por mais saúde na alimentação.
A pesquisa mostrou que a opção por achocolatados se dá por opção das crianças – que são influenciadas por propagandas online e offline – e por praticidade para os pais. Já o abandono do consumo se deu em razão pelo desejo das famílias de terem mais controle sobre a ingestão de açúcares, assim como pelo fato de optarem por produtos naturais e não industriais.
Segundo a SIG, os especialistas não apontam o achocolatado como vilão, pelo contrário, reiteram que ele pode ser um aliado para as famílias que buscam alimentos que forneçam vitaminas e cálcio para seus filhos.
O desafio da indústria é desenvolver receitas que atraia os diferentes públicos consumidores do achocolatado. Para as crianças menores, porções menores e mais nutritivas são uma boa opção, além da possibilidade de redução de açúcares e investimento em embalagens divertidas que podem ser muito atrativas.
O pó de cacau faz diferença no achocolatado?
O pó de cacau faz toda diferença na produção de achocolatados. Para a produção tanto do achocolatado em pó quanto da sua versão com leite, é aconselhado o uso de cacau em pó alcalino, que traz coloração mais escura, similar à cor do chocolate, e aromas mais presentes. Além disso, o pó de cacau alcalino tem melhor performance na produção de bebidas achocolatadas, em razão de sua maior solubilidade.
Na Fralía, nossas opções de pó de cacau alcalino foram produzidas pensando em como trazer melhor performance e sabor para receitas industriais. Confira parte do nosso mix:
– Alcalino Tradicional 8-10% – apresenta preço competitivo e baixo teor de gordura.
– Alcalino Gold 10-12% – apresenta boa solubilidade, notas de cor/sabor/aroma destacadas.
– Alcalino Imperial 10-12% – apresenta performance acima do padrão.
– Alcalino IP80 tradicional 10-15% – boa solubilidade e coloração mais acentuada.
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