Você sabia? Os processos de produção do cacau industrial natural e alcalino apresentam algumas diferenças. Em primeiro lugar, está na alcalinização. Nela, ocorre um processo de elementos comum à produção de cacau que altera o pH do produto. A alteração do pH tem como principal objetivo tornar o cacau industrial mais solúvel. Garantindo, assim, melhor performance na produção de bebidas lácteas, sorvetes e itens que levam leite e gordura nas suas receitas.
Além disso, com a alcalinização pode haver alteração das propriedades do cacau industrial, como em cor, sabor e aroma. Leia em nosso Blog como aprender a diferenciar e escolher o pó de cacau industrial mais indicado para sua produção, focando nas propriedades dos tipos: pó de cacau natural e pó de cacau alcalino.
Entendendo a torra do cacau industrial natural e do cacau alcalino
Para a produção de cacau industrial natural e alcalino, a nossa equipe de P&D busca o equilíbrio em um dos principais processos: a torra. É durante a torra que se define a cor, sabor e aroma do cacau industrial natural e alcalino. Após a torra, o cacau natural costuma apresentar um pH entre 4,5 e 6,5 – considerado adstringente.
O processo garante que o cacau natural apresentará suas propriedades mais relevantes: adstringência, pungência e amargor. Com o cacau natural, a indústria pode produzir itens de panificação, biscoitos e outros alimentos que levam gordura, como recheios, coberturas e chocolates. Embora o cacau natural possa ser aplicado à produção industrial de laticínios, existem pós de cacau perfeitos para isso: os pós de cacau alcalinos.
Pó de cacau alcalino: onde mora a diferença
O pó de cacau industrial alcalino, tal como o cacau natural, é 100% cacau. A diferença é que após passar pela torra inerente à produção do cacau, ele é colocado em um reator, onde será acrescentado elementos de substâncias alcalinas, que altera o seu pH.
Após passar por esse processo, o cacau industrial alcalino terá maior pH (uma escala de variação entre 7 e 9), menor adstringência e uma cor mais escura. É possível, por exemplo, através do processo de alcalinização chegar a cores mais escuras do cacau, como o cacau Black. Essa diferença é muito relevante para a indústria, pois ajuda as equipes de P&D a decidirem como irão aplicar o cacau industrial nas receitas para que elas cheguem à cor desejada.
O maior pH dará mais solubilidade ao cacau industrial alcalino, tornando-o o mais indicado para a produção industrial de itens lácteos. Com isso, a indústria ganha mais agilidade e melhor performance na aplicação de receitas que levam leite, como bebidas achocolatadas, sorvetes, coberturas e caldas.
Conheça as linhas de pó de cacau natural e cacau alcalino da Fralía
Conhecer os modos de processamento do cacau ajuda a sua equipe de P&D a fazer a melhor escolha para a linha de produção. Ao optar pelo cacau industrial natural você garante maior sabor, aroma e cor do cacau, marcando a presença do cacau no produto final. Com a aplicação de cacau industrial alcalino os benefícios estão pautados em melhor performance de solubilidade, processos mais rápidos de produção e cor mais acentuada.
O mix Industrial de pós de cacau da Fralía apresenta três linhas, a Tradicional, a Gold e a Imperial. Entre os nossos produtos você encontra:
- Natural Tradicional
- Natural Gold
- Natural Imperial
- Cacau Alcalino Tradicional
- Cacau Alcalino Gold
- Cacau Alcalino Imperial
Converse com um de nossos consultores e solicite um orçamento conosco. Na Fralía, a gente entende de Cacau!