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Estratégias de gestão na indústria de alimentos: do diagnóstico à venda

blog - gestão na industria de alimentos
Por Ricardo Souza, Gerente Nacional Marketing e Vendas.

Ter um olhar estratégico ao cuidar da gestão na indústrias de alimentos é muito importante para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Por ser um setor altamente competitivo e sujeito a diversas variáveis, como mudanças nos padrões de consumo, regulamentações governamentais e flutuações nos custos dos insumos, requer da equipe de gestão uma estratégia bem definida, que passa por diagnóstico interno e externo, planejamento de acordo com o mercado e ações de marketing e comunicação para impulsionar vendas e criar uma imagem favorável do negócio. 

Neste Blog, o gerente nacional de Marketing e Vendas da Fralía, Ricardo Souza, explica como aplicar um olhar estratégico na gestão das indústrias de alimentos. À frente de diversos projetos dentro da Fralía, Ricardo traz um pouco da sua experiência, focando tanto em ações internas de processos diagnósticos e análises in loco, quanto nas ações para o público externo, através de ações de marketing e do atendimento consultivo, que já é uma marca de relacionamento com o cliente presente na Fralía. Confira.

As estratégias apresentadas neste estudo referem-se especificamente aos canais de atendimento de Food Industry, Food Service, Varejo e Institucional. A cadeia dessa análise pode ser dividida nas seguintes etapas:

  1. DIAGNÓSTICO DO SEGMENTO
  2. ANÁLISE SWOT
  3. ESTRATÉGIAS DE MERCADO E DE COMERCIALIZAÇÃO
  4. GARGALOS NO SEGMENTO
  5. PONTOS DE ATENÇÃO

DIAGNÓSTICO DO SEGMENTO PARA A GESTÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Consiste na análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças) relacionadas ao segmento. Os itens internos são de responsabilidade e controle das indústrias. Já os aspectos externos, não podem ser controlados pelo empreendedor. Essa análise facilita a visão do todo. Os empresários podem avaliar suas condições atuais e estabelecer estratégias para atuar no mercado em diversas situações.

ANÁLISE SWOT

Balanceamento entre forças, fraquezas, oportunidades e ameaças colocando em práticas o know how adquirido dentro do segmento.

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ESTRATÉGIAS DE MERCADO E DE COMERCIALIZAÇÃO

As análises mostram que diante da complexa cadeia externa de valor da indústria, novas estratégias estão emergindo, como:

  1. a introdução de novas marcas nacionais e até internacionais “premium”; 
  2. a ampliação da atuação de empresas produtoras nacionais abarcando o processamento do cacau e, em alguns casos, concebendo suas marcas próprias; 
  3. as chocolaterias do tipo gourmet, preocupadas com a reserva de matéria-prima de qualidade para seus produtos, partiram para a aquisição de diversos tipos de investimentos e manobras para acelerarem o crescimento neste setor e mercado que é vasto e competitivo.

GARGALOS NO SEGMENTO

Gargalos são dificuldades enfrentadas pelas indústrias do segmento e que devem ser superadas. Entre os maiores entraves enfrentados pelas empresas, está o alto valor dos tributos e impostos do setor balizados em dólar, bolsa e fretes marítimos. 

Superar esses gargalos requer uma abordagem estratégica, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, colaboração com parceiros ao longo da cadeia de abastecimento e uma cultura de melhoria contínua.

PONTOS DE ATENÇÃO DURANTE A GESTÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Na formulação da estratégia para a indústria de alimentos, é importante estar atento a alguns pontos-chave. Aqui estão alguns dos principais pontos de atenção que as indústrias do segmento de processamento de cacau precisam ter:

Atentar-se para a praça onde é praticado e desenvolvido o negócio, que é um fator determinante para o sucesso das vendas.  

Oferecer qualidade nos produtos é imprescindível, tendo em vista que os clientes que buscam esse tipo de matéria-prima são mais exigentes e pagam um valor maior para ter um produto com qualidade superior.

– Monitorar a concorrência é outro ponto destacado pelas indústrias através do VMR “Verification and Market Research”. Definir suas margens, avaliar os preços praticados no mercado e investir em ações de marketing podem ser o diferencial de uma empresa.

Planejar é essencial para que uma empresa cresça e se estruture. Com planejamento, a indústria tem uma visão mais ampla e estratégica do seu negócio e, consequentemente, tem subsídio para tomar suas decisões. Além disso, a empresa consegue avaliar, de forma clara, o objetivo que pretende atingir e o caminho que deve trilhar para atingir seus objetivos da melhor forma possível. Existem diversas ferramentas que auxiliam o planejamento.

– É necessário avaliar o perfil das personas e consumidores, e traçar estratégias para conquistar o público-alvo desejado. Neste caso, criar ações de marketing e de comunicação, inclusive nas redes sociais, trazendo bons resultados para o comércio do cacau e seus derivados.

Participar de feiras e eventos do setor é interessante para compreender como está o mercado e quais são as novidades que podem ser implementadas em seu negócio. A diferenciação é um aspecto importante, por isso é preciso estar sempre atento. 

Para alcançarmos o sucesso e a satisfação do cliente, nós, da Fralía Cacau Brasil, consideramos a gestão estratégica de negócios comercial e marketing como um dos principais pilares para alavancar o nosso crescimento e mantermos o comprometimento ao atender a real necessidade dos nossos clientes e do mercado.

A Fralía se preocupa em oferecer um planejamento de negócios com eficácia e projetos consultivos em seus diversos clientes e parceiros em todo o Brasil e também no exterior. 

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Publicado em:Especialista Fralía,Fralía Cacau Brasil

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