O cacau na indústria de biscoitos – A indústria de biscoitos é uma das maiores do Brasil e seu setor de exportação está em franca ascensão. Segundo dados da Abimap (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), os biscoitos estão presentes em 100% dos lares brasileiros.
Um dos países que mais produz biscoitos no mundo, o Brasil tem destaque na produção de biscoitos recheados com os sabores tradicionais de morango, baunilha e chocolate, além de sabores sazonais com frutas tropicais. O cacau na indústria de biscoitos ocupa um grande protagonismo, pois muitas marcas utilizam a matéria-prima tanto na massa dos biscoitos como em seus recheios.
Como o cacau na indústria de biscoitos contribui para o crescimento do setor?
A Abimap estima que em 2022 haja um crescimento de 10% em faturamento e 15% em volume nos produtos das indústrias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos, em relação ao ano de 2021. Além do abastecimento do mercado interno, a associação também prevê alta das exportações do setor, que no ano passado faturou mais de US$ 245,5 milhões.
No entanto, há um alerta no mercado sobre o aumento do preço da farinha de trigo e as dificuldades logísticas de acesso à matéria-prima. Por essa razão, a aplicação do cacau na indústria de biscoitos é duplamente vantajosa, pois o cacau em pó complementa o uso de farinha de trigo para as misturas secas e, além de dar sabor, deixa o preparo mais nutritivo.
Qual cacau em pó atende melhor a indústria de biscoitos?
A história do cacau na indústria de biscoitos é antiga e de sucesso, já que biscoitos sabor chocolate são muito requisitados, pois costumam ter aromas, sabores e cores que agradam o paladar dos brasileiros. Além disso, os pós de cacau para misturas secas, como biscoitos e bolos, são de fácil aplicação e aderem bem em muitas receitas. No entanto, isso não quer dizer que os departamentos de produção não precisem estar atentos aos melhores produtos e às novidades do mercado.
Grandes indústrias brasileiras que produzem também biscoitos, como grupo cearense M. Dias Branco e o grupo Vilma, são exemplos de como o bom uso do cacau em pó nacional traz segurança na produção e bom custo-benefício para o negócio. “Saber qual cacau usar em sua produção industrial de biscoitos, por exemplo, é garantir não só que a receita vai sair da maneira esperada, mas que haverá uma sistematização da produção que desemboca em processos mais ágeis, mais simples e mais rentáveis”, afirma o CEO da Fralía, Matheus Pedrosa dos Reis.
Produtos Fralía e a aplicação do cacau
Na Fralía temos três linhas para melhor atender à indústria: Tradicional, Gold e Imperial. Destacamos na lista abaixo, os cacaus em pó mais utilizados e com melhor performance no preparo de biscoitos. Como conhecemos de cacau, entendemos que blends com dois ou mais tipos podem ter ótima aplicabilidade, a depender dos objetivos da equipe de produção.
• Cacau em Pó Natural
• Cacau em Pó Alcalino
• Cacau em Pó Alcalino Solúvel
• Cacau em Pó Black
• Cacau em Pó Natural Gold
• Cacau em Pó Alcalino Gold
• Cacau em Pó Red
• Cacau Imperial Black
• Cacau Imperial Red Solúvel
• Cacau Imperial Natural
• Cacau Imperial Alcalino
Com um simples clique em “solicite um orçamento”, você entra em contato com nosso time de consultores que poderão te ajudar a encontrar o cacau mais indicado para o preparo de biscoitos no setor industrial.