Você sabia que a produção customizada tem sido apontada como o futuro da indústria? E que a customização pode impactar a sua produção?
Leia o blog a seguir e entenda o que isso significa para a indústria de alimentos e como a automatização pode criar espaços para produtos customizados em escala industrial.
O que é a Indústria 4.0?
De forma generalizada, o conceito de Indústria 4.0 envolve sistemas de produção inteligentes, na maioria das vezes virtualizados e com a operação otimizada. Apresentando, assim, novidades em tecnologia da informação, nos campos de automação e nos processos de fabricação.
O objetivo é focar menos na operação do dia a dia e prospectar ações e inovações para alcançar mais clientes e satisfazer os que já se tem, oferecendo cada vez mais produtos e serviços personalizados.
Produção customizada na Indústria
A produção customizada ou personalização em massa permite que a fabricação de um item qualquer faça parte do mesmo processo de produção daqueles que não serão customizados, ou seja, que serão fabricados em série.
Dessa forma, é possível encaixar um “fator de customização” na produção geral, ganhando agilidade durante o processo.
Isso é especialmente possível para a Indústria 4.0, em que o processo de produção é altamente automatizado e onde uso de softwares de gestão estão em fase de aprimoramento. Os sistemas de produção inteligente são as principais tendências para o setor industrial, servindo como base para a implementação da produção customizada.
A Indústria 4.0 no setor alimentício
Muitas indústrias do setor já utilizam a automatização para gerir a produção, tendo como foco a sustentabilidade, produtividade, o combate ao desperdício e a busca por lucros que englobam não só receita, mas inteligência.
O objetivo é satisfazer as necessidades dos consumidores, com ganhos em qualidade, saúde, sustentabilidade e atendimento personalizado.
Entre os benefícios de implementar a indústria 4.0 estão:
- Fábricas inteligentes, com grande acesso a dados da produção e com capacidade de análise aprofundada;
- Redução de desperdícios, por meio de operações com falhas mínimas;
- Possibilidade de monitoramento e manutenção dos equipamentos, inclusive de forma remota
- Maior capacidade de personalização e customização de produtos em escala industrial.
Como a Indústria 4.0 funciona na prática
Antigamente, os consumidores tinham de recorrer a pequenos produtores ou artesãos para poder ter acesso a um produto customizado. A diferença é que, com a produção industrial, a capacidade de produzir mais e mais barato é maior – sendo essa facilidade o que muitas vezes o cliente busca.
A adesão à produção customizada para atender as demandas de parceiros industriais é possível através de um sistema de gestão de produção dividido por módulos. Dessa forma, o produto a ser customizado passa pelos mesmos processos do que aqueles que serão levados à produção serial, a diferença é que em um momento da escala, ele é separado para a customização.
Semiprocessados de cacau customizados é na Fralía
A Fralía é mais do que uma fornecedora de semiprocessados de cacau, ela é parceira da sua indústria. Em nossa fábrica, temos experiência com customização de produtos para a fabricação industrial. O processo envolve entender a demanda de semiprocessado de cacau em conjunto com a equipe de P&D parceira e buscar uma solução customizada que atenda às necessidades da receita.
Clique aqui e entre em contato com nossos consultores.
Na Fralía, a gente entende de cacau!