O modo de consumir alimentos vem se alterando ano a ano. Com a pandemia de Covid-19, essas tendências de consumo mudaram ainda mais. Isso porque, com as restrições de deslocamento, muitas pessoas passaram a cozinhar em casa e a pedir comida por delivery.
As tendências para o cacau são cada vez mais relevantes para os produtores de alimentos que levam a matéria-prima. O motivo? Doces, chocolates, biscoitos e sorvetes, de maneira geral, são alimentos relacionados ao prazer e ao afeto, que criam relações poderosas entre os consumidores e o produto.
Neste blog, compilamos os pontos mais importantes para que você, indústria, fique por dentro do mercado e possa levar isso para o seu negócio e se destacar em meio aos seus concorrentes.
Como as tendências para o cacau funcionam nos chocolates
O chocolate é o rei da categoria comidas que dão conforto e prazer. A causa disso são suas características nutricionais, que reforçam esses sentidos em nosso organismo. O consumo de chocolate proporciona a liberação de agentes antioxidantes, como os flavonoides. Eles são responsáveis por combater o envelhecimento das células e melhorar a saúde cardiovascular. Já a feniletilamina estimula a produção de dopamina e serotonina, conhecidas como hormônios do bem-estar.
Seguir as tendências para o cacau não chega a ser uma tarefa fácil, mas é muito importante. Quando pensamos no modo que queremos apresentar nosso produto ao público e gerar engajamento. Por isso, a estratégia usada por muitas marcas têm sido explorar as tendências para o cacau tanto em seus produtos e embalagens quanto nas ações de marketing e comunicação, incorporando em seus discursos:
- Storytelling do produto: qual a história por trás do chocolate: origem da receita, conceito da criação, etc;
- Clean Label: a apresentação dos ingredientes do chocolate, como estão dispostos os componentes, qual sua diferenciação dos demais;
- Produção transparente: como é a cadeia de produção do chocolate e a origem de seus ingredientes e modo de fazê-lo.
Outras tendências para o cacau: inovação em receitas e ingredientes especiais
Como contamos aqui, as tendências para o cacau, principalmente em chocolates especiais, passam por muitos fatores. Na produção industrial, uma das tendências para o cacau que têm conquistado o público é a adição de manteiga de cacau na fórmula. Sabemos que outros óleos vegetais estão presentes em receitas industriais, mas sendo a manteiga de cacau considerada nobre, o uso dela em receitas já se torna um diferencial para ser explorado pelo fabricante.
Outro fator de tendências para o cacau é a adição ou redução de açúcares na fórmula do chocolate. Como a receita mais seguida pela indústria costuma levar leite e açúcar, apostar em outros adoçantes, como mel ou adoçantes naturais, como stévia ou xilitol, podem atrair um público mais voltado ao consumo de chocolate para bem-estar físico e mental.
Outra tendência para o cacau na produção de chocolates é trocar o leite em pó de origem animal por um de origem vegetal, como os leites à base de arroz ou amêndoas, por exemplo. Engajando, assim, o público adepto do veganismo. Essas opções prometem expandir a clientela, atraindo novos consumidores com paladares e demandas distintas.
Na Fralía você encontra os melhores pós de cacau para sua produção industrial!
A melhor maneira de seguir as tendências para o cacau é confiar em quem realmente entende dessa matéria-prima. No nosso e-book “Cacau na indústria: tendências e inovações em aplicações” você encontra dicas como essas e muitas outras sobre as novidades do setor e maneiras de otimizar o uso do cacau nas suas receitas industriais. Baixe gratuitamente aqui.